Esta publicação é composta pelo texto do espetáculo e por um conjunto de textos críticos que abordam as temáticas do espetáculo. Estas reflexões geradas a partir de descobri-quê? estão organizadas por capítulos, tal como o texto do espetáculo, e pretende-se que ganhem vida própria e extravasem o espetáculo e as suas atividades paralelas.
descobri-quê? é um espetáculo que pretende contribuir para a descolonização – enquanto gesto inacabado, portanto constante e continuado – do ensino do período histórico habitualmente designado como “descobrimentos”, quebrando uma série de narrativas oficiais que romantizam esta época e procurando uma confrontação com o passado invasor, expansionista e colonialista português.
Este espetáculo é orientado para um público juvenil e resulta da colaboração dos criadores da Estrutura (Cátia Pinheiro e José Nunes) com o artista, performer e arte-educador Dori Nigro.
Lançada em maio de 2024, foi uma das edições do Teatro Nacional D. Maria II recomendada pelo Plano Nacional de Leitura 2027, na categoria Arte – Cultura e Sociedade – Literatura – dos 12-14 anos – dos 15-18 anos – maiores 18 anos – Inicial – Fluente.
Coordenação: Cátia Pinheiro, Dori Nigro, José Nunes e Nuno Coelho
Design Gráfico: Inês Borges
Fotografia: Eddie Oleque Fernandez
Ilustrações: Mina Velicastelo
Textos: Cátia Pinheiro, Cristina Roldão, Dori Nigro, José Nunes, Joyce Souza, Mamadou Ba e Marta Araújo
Impressão: Papelmunde
11 de maio de 2024
– Lançamento – Black Box do Centro Cultural de Belém (Lisboa)