Projeto
Formação

RECURSO (2021) – original

RECURSO (2021)

APRESENTAÇÃO RECURSO 2021

RECURSO é um projeto da Estrutura, composto por um programa de formação em torno das artes performativas, com foco na teoria e criação teatral e orientado para a reflexão teórica, pensamento crítico, experimentação dramatúrgica/cénica e produção.

Apesar de ter um foco na prática teatral, RECURSO é entendido como um programa de formação teatral desconstruído, que intersecciona performance, artes visuais e pensamento crítico. Será composto por três blocos de aprendizagem (teoria, criação e produção), constituídos por seminários teóricos, laboratórios de experimentação e mentoria de projetos.

Nesta segunda edição, o curso será organizado pela Estrutura (Cátia Pinheiro e José Nunes), em colaboração com José Maria Vieira Mendes e Vânia Rodrigues.

RECURSO é coproduzido pelo Teatro Municipal do Porto e decorrerá integralmente no CAMPUS Paulo Cunha e Silva, entre Setembro e Dezembro de 2021.

Coordenação do Projeto: Cátia Pinheiro & José Nunes (Estrutura), José Maria Vieira Mendes e Vânia Rodrigues

Formadorxs: André e. Teodósio, Cão Solteiro (Mariana Sá Nogueira e Paula Sá Nogueira), Cláudia Jardim, Dori Nigro, Estrutura (Cátia Pinheiro & José Nunes), José Maria Vieira Mendes, Maria Sequeira Mendes, Melissa Rodrigues, Pedro Nabais, Pedro Penim, Rita Natálio, Rogério Nuno Costa, Sónia Baptista, Tânia Dinis, Vânia Rodrigues e outros nomes a anunciar.

Coprodução: Estrutura e Teatro Municipal do Porto

Design Gráfico: Pedro Ponciano

CALENDARIZAÇÃO

Datas: 11 de Setembro de 2021 a 19 de Dezembro de 2021 (14 semanas)

Horário preferencial das formações: Segunda a Sexta das 10h às 14h

Local: CAMPUS Paulo Cunha e Silva (Porto)

A QUEM SE DESTINA?

Artistas de qualquer idade numa fase embrionária do seu percurso artístico, intérpretes com interesse na criação, investigadorxs, criativxs da área teatral (cenografia, figurinos, luz e som, etc) e demais interessadxs de áreas como a dança, performance, cinema/vídeo, artes visuais, literatura, filosofia ou pensamento crítico. 

PROCESSO DE SELEÇÃO:

O processo de seleção será efetuado através da análise das respostas ao formulário de candidatura e da realização de entrevistas. A seleção será feita pela Coordenação do Recurso (Cátia Pinheiro, José Nunes, José Maria Vieira Mendes e Vânia Rodrigues)

Nº limite de participantes a admitir: 10*

Prazo limite para candidaturas: 7 de Julho de 2021**

Anúncio previsível dos resultados: até 18 de Julho

*Lotação reduzida devido ao contexto pandémico.
Este número poderá ser aumentado conforme o alívio das restrições do uso dos espaços culturais.

**Não serão consideradas candidaturas após a data limite.

Valor total do curso: 300€

50% na formalização da inscrição, após seleção, em Julho de 2021. Restantes 50% no início do curso, em Setembro de 2021.