Projeto
Espetáculos

WANTED

WANTED (2015)

Slider

Fazer uma sinopse é sempre terrível. Sobretudo para quem não gosta de criar condicionalismos e expectativas na cabeça do espectador e pede a este que se esforce um bocadinho para contribuir – pensando, interpretando e construindo sentido, em conjunto com quem está no palco.O fim dos meios que justificam os fins. O fim dos fins. O fim de citação. O fim da sinopse. The end.

Escrever uma sinopse é sempre um ato de comprometimento, uma criação de expectativa, uma espécie de acordo tácito intelectualizado entre criadores e público, numa ligação entre aquilo que o público vai ver e aquilo que ele espera ver. Podemos sempre fazer “uma sinopse vestida de preto” – uma que não se comprometa com nada, que fale do contexto de apresentação do espetáculo, que fale de um ponto de partida longínquo, que dispare para todos os lados ao mesmo tempo e para nenhum em concreto, uma que tenha uma citação inspiradora de um autor, ou um excerto do texto do espetáculo. Esse poderia ser um recurso, mas a ardilosa tarefa de escrever sinopses vestidas de preto não está ao alcance de qualquer um. Nós aceitamos essa inevitabilidade, não só não o conseguimos fazer, como também não o queremos fazer.

E pronto, esta sinopse está a chegar ao fim… e nada, nem uma referência temática, um ponto de partida, uma ideia a explorar… nada. Apenas uma sinopse meta-textual que fala sobre o ato em si de escrever uma sinopse. Pois é, “não dissemos nada sobre o que é o espetáculo”, mas acreditem que com esta sinopse dizemos muito sobre aquilo que é este espetáculo. Até já.

Criação e Interpretação: Cátia Pinheiro e José Nunes  

Colaboração: Rogério Nuno Costa

Apoio Técnico: Pedro Nabais

Produção: Estrutura

Apoios: República Portuguesa – Cultura | DGARTES – Direção-Geral das Artes

Agradecimentos: Francisco Tavares Teles, Mala Voadora, Fábrica da Rua da Alegria, Ballet Contemporâneo do Norte, Balleteatro, Núcleo de Experimentação Coreográfica, Otília Faro, Romualdo Passos, Isália Faro, Carlos Mota, Rogério Nuno Costa, Inês Mariana Moitas, Julieta Guimarães, José Capela, Daniel Pinheiro, Paulo Correia, Luís Puto

Duração Aproximada: 55 Minutos

Classificação Etária: M/12

CALENDARIZAÇÃO

02 de novembro de 2018

– Ballet Contemporâneo do Norte (Santa Maria da Feira)

23 e 24 de novembro de 2018

– Rua das Gaivotas 6 (Lisboa)

29 e 30 de novembro + 1 dezembro de 2018

–  Armazém 22 (Vila Nova de Gaia)

 

07 de dezembro de 2019

– Auditório do CIRAC (Paços Brandão)